Pular para o conteúdo principal

Moda Tradicional ao redor do mundo.

Segurem os cintos que hoje vamos sair da zona de conforto e voar ao redor do mundo em busca de inspiração. Afinal, este blog também é cultura!

Costurar é um eterno exercício de precisão, paciência, dedicação e inspiração. Enquanto sentar-se à máquina e passar longas horas ouvindo o barulho dos pontos sendo feitos pode ser incrivelmente relaxante, ficar sem ideias é algo que incomoda até mesmo as costureiras mais próximas do nirvana.

Ao contrário do que muita gente diz por aí, existe sim uma fórmula mágica para ter novas ideias e criar inspiração, ela se chama referência!

Quem tem boas referências tem mais facilidade em criar, misturar e aplicar conceitos. Toda boa ideia parte de um princípio anterior, é assim que fomos das cavernas ao espaço, sempre melhorando aquilo que veio antes.

Por isso, neste texto iremos trazer uma boa dose de referência e inspiração para ajudar na sua jornada “costurística”, com uma volta em referências tradicionais ao redor do mundo.

Índia

Um país milenar, com uma cultura riquíssima na arte da costura. A moda e consequentemente a costura têm um grande papel na Índia, com evidências que datam de mais de 2500 A.C.

Quando voltamos tanto no tempo, vemos registros de vestimentas feitas em um único pano envoltos ao corpo. O tecido era cuidadosamente decorado com diversos desenhos tradicionais.

Avançando até o período entre 1500 e 500 A.C, o estilo se mantém, mas outros tecidos entram no mercado local, que antes se limitava à seda e ao algodão. Agora a lã, linho, seda diáfana e musselina são utilizados para criar padrões nos tecidos.

Durante os períodos mais modernos, técnicas de bordados elaborados foram adicionadas aos panos tradicionais, com padrões decorativos marcantes e muito característicos. A moda ganha características “densas” que se mantém leves e sofisticadas.

É importante ressaltar que a Índia possui uma divisão de castas sociais pesada e os estilos entre as altas e baixas castas pode variar muito.

A moda e costura indiana são riquíssimas e valem muito à pena como inspiração!

Japão

A cultura e costura tradicional japonesa possuem elementos muito característicos e facilmente reconhecidos na sociedade ocidental. Os ornamentos e vestes transmitem um ar de simplicidade, mas podem possuir padrões e técnicas bem complexos.

Embora a vestimenta japonesa possua uma grande variedade de estilos, a popularidade “midiática” fica por conta dos Quimonos e Yukatas utilizados comumente em séries e animações, sendo facilmente identificáveis por pessoas que já foram expostas ao visual.

Referências cinematográficas como “O último samurai”, embora imprecisas, trazem boas ideias para quem está buscando adicionar elementos orientais na sua própria costura.

A combinação de jaquetas e quimonos já não é tão incomum e você pode encontrar na internet pessoas e lojas especializadas nesses estilos!

China

Outra referência oriental com uma vasta gama de estilos, cores e técnicas para usar e abusar. A cultura Chinesa vai longe no tempo e nos estilos, com vestes intrínsecas, detalhadas e dotadas de padrões únicos.

Assim como a Índia, a China possuiu, durante muito tempo, uma sociedade dividida em castas sociais e com estilos próprios em cada uma delas, do imperador aos camponeses, há muita inspiração para ser utilizada em cada uma das grandes dinastias.

Trajes formais, cerimoniais e militares são ótimos pontos de partida para quem busca colocar um elemento único em sua própria costura.

Lembre-se, são mais de 5000 anos de tradição chinesa e muita variedade para você conhecer!

França

Um país conhecido pela moda, desfiles e passarelas. Se existe um lugar que é um prato cheio para quem busca inspiração, este lugar provavelmente é a França.

Não importa a era, muitas das referências ocidentais nasceram aqui e você com certeza terá muita história para aprender e ideias para criar! Desde antes do descobrimento das américas, a moda francesa já influenciava todo o mundo europeu, ditando as normas de vestuários da nobreza europeia.

Por isso, basta escolher um período e preparar sua máquina de costura Janome para trabalhar as diversas ideias que você terá.

América nativa

Antes da chegada dos europeus existiam milhares de tribos nativas nas américas, cada uma com sua peculiaridade e estilo. Infelizmente, muito se perdeu durante a conquista europeia e a maioria desses povos e culturas desapareceu. Mas, ainda temos um pouco da nossa própria cultura ancestral e milenar preservada, e aqui, você pode encontrar muita inspiração e elementos únicos para suas peças.

A pesquisa inicial é simples Google-> Lista de Povos Americanos nativos, mas o que vem em sequência é um pouco trabalhoso. Por exemplo, somente no artigo da wikipedia sobre os povos nativos do Brasil, há uma lista imensa, que você pode conferir aqui.

Além destes, há ainda os povos tradicionais de outros países das américas e cada um com suas peculiaridades e estilos.

Você pode buscar referência nos povos mais conhecidos, o que irá facilitar sua pesquisa, ou buscar aquela referência única e bem escondida. O importante é se divertir e semear suas ideias!

Períodos

Além dos diferentes países e regiões citados aqui, ainda há uma grande variedade de períodos, não sendo necessária uma grande viagem no tempo para encontrar inspiração.

Se dividirmos a era moderna em décadas, podemos vir dos 1880 até 2022 com grandes mudanças na moda e estilos perdidos, esperando a chance para voltar aos holofotes.

Criação

Criar é um trabalho árduo que demanda, além da criatividade, horas de pesquisa e referências para abastecer as ideias. Claro, algumas ideias surgem do nada, em momentos de inspiração, mas, para quem deseja trabalhar constantemente com o criativo, é importante abastecer a mente com novas informações!

Esperamos que nossas dicas levem vocês para ideias únicas. Não se esqueçam de marcar a #JanomedoBrasil quando forem publicar suas novas peças e lembrem-se:

 

Janome, Apaixone-se!

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo os formatos de arquivos de bordado Janome

As máquinas de bordar podem bordar apenas arquivos em formato de bordado. Para bordar um arquivo externo na sua máquina de bordar Janome é preciso ter o arquivo na correta extensão de bordado que a máquina lê. Existem alguns tipos de extensão de arquivos de bordados da Janome: *.JAN *.Jan  é o formato principal criado pelo software de criação de bordados Digitizer MBX V4.5 e versões anteriores. Ao criar um bordado usando o software Digitizer MBX V4.5 ou anterior, o arquivo editável será salvo no formato *.Jan. Este formato é composto de: dados das partes do bordado, cores de linha programadas, preenchimentos, densidade de pontos e dimensões. *.EMB *.Emb  é o formato principal criado pelo software de criação de bordados Digitizer MBX V5 e posteriores. Ao criar um bordado usando o software Digitizer MBX V5 ou posterior, o arquivo editável será salvo no formato *.Emb. Este tipo de arquivo possui as características originais de criação e permite redimensionar e alterar sem deformação e com...

Acabamentos de costura (Revel, Debrum, viés): veja o passo a passo

Na hora de costurar algo, muitas vezes as bordas dos tecidos não são unidas, para uni-las precisamos fazer o acabamento. Existem diversas formas de fazer um acabamento bonito, e dessa vez separamos três técnicas especiais para vocês, o revel, debrum e viés. Revel: Esta é uma técnica simples, que utiliza um espelho do contorno da peça, utilizando o mesmo tecido. Para fazê-lo, basta traçar o contorno da cava ou decote no carbono, e depois recortar o tecido. O revel não é muito longo, então 5 a 6 cms de pano serão o suficiente. Em seguida, alinhe o tecido e faça a costura, use pontos pequenos ao costurar as pontas. Em seguida faça piques com a tesoura nas áreas arredondadas e passe a costura com o revel aberto e depois fechado, deixando-as levemente para o lado do revel, para que fiquem invisíveis quando estiver usando a roupa. Agora basta dobrar o revel e estará pronta. Se quiser dar um toque de decoração, você ainda pode costurar uma renda na borda do revel e dar um toque especial à pe...

Como transferir por pendrive um bordado para a sua máquina de bordar Janome MB-4 e MB-7

Para você que tem uma máquina de bordar Janome modelo MB-4 e MB-7 e não sabe como transferir um arquivo de bordado, confira as instruções abaixo.  Prefira utilizar um pen drive de 2GB ou 4GB, assim a máquina fará a leitura mais rapidamente para acessar o bordado. Não armazene muitos bordados no pen drive, pois a leitura da máquina ficará lenta. Deixe no pen drive apenas os bordados que estiver utilizando no momento. Os caracteres a seguir podem ser utilizados em nomes de arquivos: A – Z, a – z, 0 – 9, ! # $ % & ‘ ( ) = { } + _ – ^@ [ ], porém o nome do arquivo não pode conter palavras acentuadas por exemplo:  Aceito:  #Sao Paulo~ Não aceito:  São Paulo A máquina aceita arquivos com até 10 caracteres  As máquinas de bordado Janome MB-4 e MB-7 consegue ler tipos de bordados: JEF. e DST. Clique neste link e faça o download de um bordado para fazer o teste: Bordado Janome em formato JEF O arquivo está compactado em formato ZIP. Localize o arquivo no seu computador e abra para extrair o...

Instalando o Software Embroidery Editor

Nesse vídeo vocês aprenderão como instalar corretamente o software de edição de bordado Embroidery Editor. Esse programa acompanha os modelos de máquinas de bordado Janome MC500E e MC550E. Com ele você poderá fazer edições básicas e transferir o bordado do computador diretamente para máquina usando o cabo de transferência. Veja o passo-a-passo do vídeo para instalar corretamente e poder utilizar todas suas funções! Qualquer dúvida entre em contato em com nosso SAC pelo whatsapp (11) 3092-1108 (mensagens somente),  telefone (11) 3675-6754 ou e-mail sac@janome.com.br Janome, Apaixone-se! ❤

Pregando botão e costurando caseado 2008S Janome - Novo Vídeo

Venha aprender a como pregar botões e costurar caseado na sua máquina de costura mecânica Janome 2008S de uma forma prática e rápida para você arrasar nos seus projetos do dia a dia no seu cantinho da costura!  Link dos produtos  Calcador de pregar botão 5mm https://www.janome.com.br/calcador-para-pregar-botao-200131007 Calcador de pregar botão 7mm https://www.janome.com.br/calcador-t-para-pregar-botao-200136002 Calcador de pregar botão 9mm https://www.janome.com.br/calcador-t-para-pregar-botao-859811008 Máquina de costura 2008S https://www.janome.com.br/2008s-maquina-de-costura-14-pontos Ficou com dúvida? Estamos à disposição em nosso SAC pelo WhatsApp (11) 3092-1102 (somente mensagens), e também pelo e-mail sac@janome.com.br Janome, Apaixone-se!  💖

Agulha dupla, como ajustar o ponto na sua máquina eletrônica Janome?

A agulha dupla pode ser tudo o que você precisa para criar efeitos incríveis no seu projeto!  Nesse vídeo trouxemos uma dica rápida para ajustar o ponto da máquina de costura eletrônica da Janome para usar a agulha dupla. Alguns modelos de máquina eletrônica possuem o modo de ajuste do ponto para esse tipo de costura e em outros modelos os pontos são ajustados manualmente. Sempre consulte o manual da sua máquina para mais informações. Agulha dupla centralizada 2mm tamanho 11/75 – 820828008 Agulha dupla centralizada 2mm tamanho 11/75 – 820828008 Agulha dupla centralizada 2mm tamanho 14/90 – 607404007 Agulha dupla centralizada 2mm tamanho 14/90 – 607404007   Quer conhecer um pouco mais do aparelho circular? Janome, apaixone-se!

Comparativo 3112 Série e 2008S - Conheça as diferenças

Vamos colocar aqui um comparativo básico das máquinas para ficar muito mais fácil para você escolher a sua máquina Janome. As máquinas Janome modelo 3112 Série e 2008S são máquinas mecânicas ideais para costura do dia a dia e para quem quer entrar no mundo da costura do quilting e patchwork. Modelo: 3112 Série 2008S Tipos de pontos 12 14 Letra costurada Não Não Tipo da Máquina Mecânica Mecânica Moldura do Painel Não Não Largura do ponto 5 mm 5 mm Controle de velocidade sem uso pedal Não Não Corte de linha lateral integrado Não Sim Botão de corte de linha automático Não Não Seletor de pressão do calcador Não Não Botão Start / Stop Não Não Botão Posicionador de Agulha (parada da agulha no tecido) Não Não Botão de Arremate Automático Não Não Botão de Retrocesso Automático Não Não Função de espelhar Não Não Função de ajuste para agulha dupla Não Não Enfiador de linha na agulha Não Sim Braço livre (costuras tubulares) Sim Sim Seletor de tensão da linha Sim Sim Ajuste da largura do ponto Não...

Como colocar a caixa da bobina da sua Janome 525 Sew mini

Como colocar a caixa da bobina na sua máquina de costura 525  Sew mini Retorne a caixa da bobina para a posição original conforme imagens 1, 2 e 3. Para encaixar a chapa da agulha levante o calcador e encaixe a chapa da agulha e fixe com o parafuso conforme imagem 4, 5 e 6.

Passagem de linha Overlock / ultralock 7933D Janome - Novo Vídeo

No vídeo de hoje, te mostramos o passo a passo prático para fazer a passagem de linha na sua máquina overlock/ultralock Janome 7933D. Aprenda de forma simples e rápida para costurar com mais eficiência e praticidade! Link do produto 7933D – Máquina Overlock e Ultralock https://www.janome.com.br/7933d-maquina-overlock-e-ultralock Ficou com dúvida? Estamos à disposição em nosso SAC pelo WhatsApp (11) 3092-1102 (somente mensagens), e também pelo e-mail sac@janome.com.br Janome, Apaixone-se!  💖

Ponto frufru - Aprenda a fazer o ponto frufru com a sua máquina Janome 8002D!

Ponto frufru – Aprenda a fazer o ponto frufru com a sua máquina Janome 8002D! 1º Abaixe a faca superior da máquina conforme o vídeo. 2º Pressione o botão de ajuste da faca inferior enquanto posiciona o botão de ajuste da chapa da agulha para a posição R 3º Volte a faca superior para a posição inicial 4º Posicione o botão de regulagem do comprimento do ponto para a posição R Utilize apenas a agulha da direita, não ha necessidade de alteração na tensão das linhas. Qualquer dúvida entre em contato em com nosso SAC pelo WhatsApp (11) 3092-1108 (mensagens somente),  telefone (11) 3675-6754 ou e-mail sac@janome.com.br Janome, Apaixone-se! ❤