Pular para o conteúdo principal

Ganhando com sua costura: Parte 2 – fotografia e identidade visual.

Gente, vocês seguem modelos de Instagram? Fofoquinha aqui da redação do blog Janome, mas a gente adooooora!

E se tem uma tendência que é bem legal é quando essas pessoas revelam fotos de como são no dia a dia, sem maquiagem, sem filtro e sem produção. A diferença é impressionante e só mostra o quanto uma produção adequada pode influenciar no resultado final.

Para quem já viu esses exemplos é fácil entender que o que funciona lá, funciona aqui e se você já é craque na costura, por que não adicionar um charme extra às suas peças com uma fotografia que explore toda a beleza delas?

Se você está a fim de melhorar o apelo visual das suas peças, fica com a gente que vamos te ensinar como tirar fotos caprichadas com o menor investimento possível!

 Equipamentos

Para criar fotografias interessantes existe um mínimo de equipamento que você vai precisar ter em mãos, mas não se preocupe, vamos deixar tudo bem fácil para você!

 Câmera

Sem câmera, sem foto. O primeiro item da nossa lista é algo que a grande maioria das pessoas já deve ter resolvido com um bom smartphone. A maioria dos aparelhos de hoje em dia consegue tirar fotos de boa qualidade, eliminando a necessidade de investir em uma câmera profissional inicialmente.

Claro, conforme você for crescendo, aumentar a qualidade das fotografias irá pedir por uma câmera de verdade, mas para o início, seu celular irá satisfazer muito bem suas necessidades.

 Suporte

Um bom tripé para celular pode ser adquirido de forma bem em conta em portais de compra como shopee, mercado livre ou aliexpress (mas tem muitas outras opções, lembre-se de pesquisar). Invista em um modelo que tenha uma boa regulagem de altura.

Tripés profissionais trazem uma série de recursos que podem ajudar nas fotografias, mas não serão necessários, portanto, só procure algo mais avançado quando começar a sentir necessidade real dos recursos que eles trazem.

 Iluminação

Se você pesquisou bem os suportes, vai ver que várias opções trazem alguma iluminação com eles e isso pode servir tranquilamente para fotos mais básicas.

Agora, se você quiser estilizar as imagens e ter mais recursos, é bem interessante investir em kits de iluminação com softbox, assim você consegue uma boa variedade de opções nas suas fotos.

Apesar do kit de softbox não ser necessariamente “caro”, você pode economizar um bom dinheiro fazendo os seus em casa! Existem vários tutoriais no YouTube que te ensinam como montar um softbox com canos de pvc, tecidos ou papel vegetal.

Ainda na parte da iluminação, rebatedores de luz podem ser feitos com tecidos brancos, papel alumínio (aqui você pode usar cores para mudar a ambientação da foto) e outros materiais caseiros.

 Cenário

Gente, se tem uma coisa que derruba uma boa foto é o cenário! Não usem superfícies irregulares de fundo e tenham muito cuidado com elementos que pode distrair a audiência ou em coisas pessoais que possam aparecer de fundo.

O jeito mais fácil para fotos de qualidade é montar um plano de fundos e tudo que você precisa são recortes de tecido. Geralmente, branco, preto, azul, amarelo e vermelho são as cores necessárias para criar contraste com a maioria das peças.

Com um pano de 2m x 2m você consegue criar um fundo infinito perfeito para suas fotos.

Agora, se você quiser usar algum cenário, pense em como montar a cena. Por exemplo, para expor um terno, você pode pensar em uma sala de estar com uma cadeira bem posicionada e um modelo sentado de forma imponente, capriche nos elementos de fundo e pronto, você tem uma cena muito interessante!

Capriche no cenário ou use fundo neutro que o sucesso é garantido!

Para peças muito pequenas você pode usar o estúdio portátil. Você encontra várias opções bem baratas e com iluminação pronta, mas também dá para ir na base dos tutoriais de YouTube e fazer o seu em casa!

 Modelos

O melhor modelo é aquele que não dá trabalho e destaca suas peças, por isso, nossa primeira recomendação é adquirir um manequim. Aqui vale escolher de acordo com o que você cria e qual o perfil dos seus clientes, existem manequins de vários tamanhos, gêneros, cores e etc. Escolha de acordo com o seu público e vá complementando conforme a necessidade.

Outra opção é pedir uma força para o seus amigos e realizar um ensaio da sua coleção.

Quando for utilizar modelos vivos, crie um roteiro das fotos, cenários e poses que você quer antes de ir para a sessão. Use referências de revistas e desfiles para escolher as posições e expressões faciais de quem for posar para você.

A posição com uma mãozinha na cintura e o sorrisinho tem seu papel, mas não deve ser usada para todas as fotos! Você trabalha com criatividade, explore outras opções!

Uma boa dica para se inspirar é utilizar o Pinterest, que é uma plataforma social para fotógrafos. Lá você encontrará diversos exemplos que você pode aplicar nas suas próprias fotografias. 

Para fotos em que o modelo é apenas a peça, você terá que explorar diversas configurações e ideias de disposição que exponham bem o produto e seus detalhes.

 Fotografando

A hora de fazer os clicks chegou. Nesse ponto, a principal dica é não economizar nas fotos!

Explore tantos ângulos quanto possível, mude a luz, mude a cena, mude as poses. Os primeiros passos para conseguir boas fotos é experimentar e descobrir quais configurações te agradam mais e complementam melhor as suas peças.

Lembre-se, essa é a parte divertida do processo, aproveite!

 Editando as fotos

Existem vários softwares e aplicativos que permitem editar as fotos. Escolha aquele que você tenha mais facilidade e vá adicionando opções conforme a necessidade de recurso.

Cuidado com cores estouradas e detalhes que podem se perder na hora da edição, busque sempre causar um certo impacto na foto.

Mostre aos amigos e colegas para ouvir críticas e opiniões, que você terá uma boa noção do que agrada mais ao público.

 Postando

Como nossas fotos irão para a internet, na hora de publicar capriche na legenda e nas hashtags, afinal, queremos chamar atenção de todos!

Dependendo a peça e do trabalho investido, contar uma historinha curta de como você chegou naquele modelo ou qual o desafio que você teve que superar podem ser bem atrativo para a audiência.

 Evoluindo

Fotografar tem seu charme e pode ser que muitas de vocês encontrem uma nova paixão para acompanhar o dia de costura.

Se você tem interesse em se dedicar, investir em alguns cursos de fotografia pode ajudar muito na qualidade das suas fotos e agregar um bom valor ao que você produz.

O essencial é fazer tudo com bastante dedicação e atenção, curtindo o processo!

Espero que tenham gostado e não se esqueçam de marcar a #JanomedoBrasil na hora de postar suas novas fotografias!

Janome, Apaixone-se!

 

 

 

 

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo os formatos de arquivos de bordado Janome

As máquinas de bordar podem bordar apenas arquivos em formato de bordado. Para bordar um arquivo externo na sua máquina de bordar Janome é preciso ter o arquivo na correta extensão de bordado que a máquina lê. Existem alguns tipos de extensão de arquivos de bordados da Janome: *.JAN *.Jan  é o formato principal criado pelo software de criação de bordados Digitizer MBX V4.5 e versões anteriores. Ao criar um bordado usando o software Digitizer MBX V4.5 ou anterior, o arquivo editável será salvo no formato *.Jan. Este formato é composto de: dados das partes do bordado, cores de linha programadas, preenchimentos, densidade de pontos e dimensões. *.EMB *.Emb  é o formato principal criado pelo software de criação de bordados Digitizer MBX V5 e posteriores. Ao criar um bordado usando o software Digitizer MBX V5 ou posterior, o arquivo editável será salvo no formato *.Emb. Este tipo de arquivo possui as características originais de criação e permite redimensionar e alterar sem deformação e com...

Acabamentos de costura (Revel, Debrum, viés): veja o passo a passo

Na hora de costurar algo, muitas vezes as bordas dos tecidos não são unidas, para uni-las precisamos fazer o acabamento. Existem diversas formas de fazer um acabamento bonito, e dessa vez separamos três técnicas especiais para vocês, o revel, debrum e viés. Revel: Esta é uma técnica simples, que utiliza um espelho do contorno da peça, utilizando o mesmo tecido. Para fazê-lo, basta traçar o contorno da cava ou decote no carbono, e depois recortar o tecido. O revel não é muito longo, então 5 a 6 cms de pano serão o suficiente. Em seguida, alinhe o tecido e faça a costura, use pontos pequenos ao costurar as pontas. Em seguida faça piques com a tesoura nas áreas arredondadas e passe a costura com o revel aberto e depois fechado, deixando-as levemente para o lado do revel, para que fiquem invisíveis quando estiver usando a roupa. Agora basta dobrar o revel e estará pronta. Se quiser dar um toque de decoração, você ainda pode costurar uma renda na borda do revel e dar um toque especial à pe...

Como transferir por pendrive um bordado para a sua máquina de bordar Janome MB-4 e MB-7

Para você que tem uma máquina de bordar Janome modelo MB-4 e MB-7 e não sabe como transferir um arquivo de bordado, confira as instruções abaixo.  Prefira utilizar um pen drive de 2GB ou 4GB, assim a máquina fará a leitura mais rapidamente para acessar o bordado. Não armazene muitos bordados no pen drive, pois a leitura da máquina ficará lenta. Deixe no pen drive apenas os bordados que estiver utilizando no momento. Os caracteres a seguir podem ser utilizados em nomes de arquivos: A – Z, a – z, 0 – 9, ! # $ % & ‘ ( ) = { } + _ – ^@ [ ], porém o nome do arquivo não pode conter palavras acentuadas por exemplo:  Aceito:  #Sao Paulo~ Não aceito:  São Paulo A máquina aceita arquivos com até 10 caracteres  As máquinas de bordado Janome MB-4 e MB-7 consegue ler tipos de bordados: JEF. e DST. Clique neste link e faça o download de um bordado para fazer o teste: Bordado Janome em formato JEF O arquivo está compactado em formato ZIP. Localize o arquivo no seu computador e abra para extrair o...

Instalando o Software Embroidery Editor

Nesse vídeo vocês aprenderão como instalar corretamente o software de edição de bordado Embroidery Editor. Esse programa acompanha os modelos de máquinas de bordado Janome MC500E e MC550E. Com ele você poderá fazer edições básicas e transferir o bordado do computador diretamente para máquina usando o cabo de transferência. Veja o passo-a-passo do vídeo para instalar corretamente e poder utilizar todas suas funções! Qualquer dúvida entre em contato em com nosso SAC pelo whatsapp (11) 3092-1108 (mensagens somente),  telefone (11) 3675-6754 ou e-mail sac@janome.com.br Janome, Apaixone-se! ❤

Pregando botão e costurando caseado 2008S Janome - Novo Vídeo

Venha aprender a como pregar botões e costurar caseado na sua máquina de costura mecânica Janome 2008S de uma forma prática e rápida para você arrasar nos seus projetos do dia a dia no seu cantinho da costura!  Link dos produtos  Calcador de pregar botão 5mm https://www.janome.com.br/calcador-para-pregar-botao-200131007 Calcador de pregar botão 7mm https://www.janome.com.br/calcador-t-para-pregar-botao-200136002 Calcador de pregar botão 9mm https://www.janome.com.br/calcador-t-para-pregar-botao-859811008 Máquina de costura 2008S https://www.janome.com.br/2008s-maquina-de-costura-14-pontos Ficou com dúvida? Estamos à disposição em nosso SAC pelo WhatsApp (11) 3092-1102 (somente mensagens), e também pelo e-mail sac@janome.com.br Janome, Apaixone-se!  💖

Agulha dupla, como ajustar o ponto na sua máquina eletrônica Janome?

A agulha dupla pode ser tudo o que você precisa para criar efeitos incríveis no seu projeto!  Nesse vídeo trouxemos uma dica rápida para ajustar o ponto da máquina de costura eletrônica da Janome para usar a agulha dupla. Alguns modelos de máquina eletrônica possuem o modo de ajuste do ponto para esse tipo de costura e em outros modelos os pontos são ajustados manualmente. Sempre consulte o manual da sua máquina para mais informações. Agulha dupla centralizada 2mm tamanho 11/75 – 820828008 Agulha dupla centralizada 2mm tamanho 11/75 – 820828008 Agulha dupla centralizada 2mm tamanho 14/90 – 607404007 Agulha dupla centralizada 2mm tamanho 14/90 – 607404007   Quer conhecer um pouco mais do aparelho circular? Janome, apaixone-se!

Comparativo 3112 Série e 2008S - Conheça as diferenças

Vamos colocar aqui um comparativo básico das máquinas para ficar muito mais fácil para você escolher a sua máquina Janome. As máquinas Janome modelo 3112 Série e 2008S são máquinas mecânicas ideais para costura do dia a dia e para quem quer entrar no mundo da costura do quilting e patchwork. Modelo: 3112 Série 2008S Tipos de pontos 12 14 Letra costurada Não Não Tipo da Máquina Mecânica Mecânica Moldura do Painel Não Não Largura do ponto 5 mm 5 mm Controle de velocidade sem uso pedal Não Não Corte de linha lateral integrado Não Sim Botão de corte de linha automático Não Não Seletor de pressão do calcador Não Não Botão Start / Stop Não Não Botão Posicionador de Agulha (parada da agulha no tecido) Não Não Botão de Arremate Automático Não Não Botão de Retrocesso Automático Não Não Função de espelhar Não Não Função de ajuste para agulha dupla Não Não Enfiador de linha na agulha Não Sim Braço livre (costuras tubulares) Sim Sim Seletor de tensão da linha Sim Sim Ajuste da largura do ponto Não...

Passagem de linha Overlock / ultralock 7933D Janome - Novo Vídeo

No vídeo de hoje, te mostramos o passo a passo prático para fazer a passagem de linha na sua máquina overlock/ultralock Janome 7933D. Aprenda de forma simples e rápida para costurar com mais eficiência e praticidade! Link do produto 7933D – Máquina Overlock e Ultralock https://www.janome.com.br/7933d-maquina-overlock-e-ultralock Ficou com dúvida? Estamos à disposição em nosso SAC pelo WhatsApp (11) 3092-1102 (somente mensagens), e também pelo e-mail sac@janome.com.br Janome, Apaixone-se!  💖

Como colocar a caixa da bobina da sua Janome 525 Sew mini

Como colocar a caixa da bobina na sua máquina de costura 525  Sew mini Retorne a caixa da bobina para a posição original conforme imagens 1, 2 e 3. Para encaixar a chapa da agulha levante o calcador e encaixe a chapa da agulha e fixe com o parafuso conforme imagem 4, 5 e 6.

Ponto frufru - Aprenda a fazer o ponto frufru com a sua máquina Janome 8002D!

Ponto frufru – Aprenda a fazer o ponto frufru com a sua máquina Janome 8002D! 1º Abaixe a faca superior da máquina conforme o vídeo. 2º Pressione o botão de ajuste da faca inferior enquanto posiciona o botão de ajuste da chapa da agulha para a posição R 3º Volte a faca superior para a posição inicial 4º Posicione o botão de regulagem do comprimento do ponto para a posição R Utilize apenas a agulha da direita, não ha necessidade de alteração na tensão das linhas. Qualquer dúvida entre em contato em com nosso SAC pelo WhatsApp (11) 3092-1108 (mensagens somente),  telefone (11) 3675-6754 ou e-mail sac@janome.com.br Janome, Apaixone-se! ❤