Pular para o conteúdo principal

O que preciso para ter uma oficina de reparo?

Estamos falando muito de empreendimentos e negócios no geral, e tem sido superdivertido, e claro, esperamos que você esteja aproveitando e tirando conhecimento produtivo de nossos artigos.

E como o momento atual pede por esse espírito empreendedor, vamos falar um pouquinho sobre um setor bem específico no mundo da costura, e com certeza, um dos mais requisitados, a oficina de reparo!

Falo isso com toda certeza do mundo, porque uma coisa é fato, roupa rasga, fica grande, fica pequena e outros tantos problemas que acontecem no dia a dia com peças que os clientes amam e não querem jogar fora ou deixar para pijamas que a demanda é constante, logo, montar sua oficina de reparo pode ser um mercado muito bom para explorar.

Quando falamos em itens essenciais de uma oficina de reparo, não estamos dizendo apenas os objetos e equipamentos, mas toda estrutura que há por trás de uma oficina, por isso, vamos por partes:

 

Materiais:

Obviamente, materiais são fundamentais, e serão o investimento inicial para você montar sua oficina, então, vamos aos essenciais:

  • Máquina de Costura (Sua querida Janome!);
  • Tecidos (em grandes variedades);
  • Linhas (em grandes variedades);
  • Agulhas e alfinetes;
  • Tesouras;
  • Fitas métricas;
  • Mesas (Para cortes e materiais);
  • Espelhos;
  • Computadores (Para organizar os pedidos);
  • Máquinas de cartão (Facilite as formas de pagamento);
  • (Aqui vale analisar sua demanda e como supri-la).

Montar uma oficina de reparos não é só a glória de uma agenda repleta de serviços e o doce pagamento de cada um deles, mas também envolve muito trabalho duro, principalmente para montar e equipar; e o investimento necessário precisa ser feito com cautela, escolhendo os essenciais para começar a trabalhar e ir melhorando os equipamentos e acessórios aos poucos a medida em que você vai oferecendo mais serviços.

 

Local:

Todos esses materiais necessitam espaço para serem armazenados, além do espaço necessário para trabalhar.

Se você não possui o espaço necessário disponível, alugar um salão comercial é uma boa opção, porém, devido a situação atual, é preciso cautela ao comprometer recursos financeiros.

 

Decoração:

Aparência vende!

Esse fato imutável do mercado tem que estar sempre em mente dos novos empreendedores. Um salão agradável, com os tecidos de mostra utilizados como decoração, porém, de maneira funcional, as máquinas e ambiente limpos, transmitem grande sensação de profissionalismo e confiança nos fregueses, por isso, quando montar seu cantinho, mesmo que não esteja aberto ao público de fato, gaste um tempinho deixando tudo bem bonito, pois, pode ajudar muito na hora de sair na foto (leia abaixo).

 

Marketing:

Seguindo o item acima, a forma como você irá divulgar seu negócio de reparos é muito importante, e nesse caso, redes sociais são suas amigas e para “bombar nas redes” uma oficina bem decorada que encha os olhos irá atribuir bons valores para você e seu serviço. Temos ótimas dicas de como divulgar seu negócio em um outro artigo aqui do blog, sobre como transformar seu hobby em dinheiro, vale a pena conferir.

Hoje em dia, há diversas comunidades de costura com gente de todo nível de experiência e que são muito receptivas aos negócios de colegas de costura, esses grupos são um bom ponto para começar e aprender com pessoas mais experientes.

Também é muito importante ter páginas profissionais do seu estabelecimento para mostrar seus trabalhos e divulgar promoções.

Lembre-se, quando estiver trabalhando em redes sociais, tudo que você fala é visto, por isso, mantenha sempre a calma, mesmo quando estiver lidando com pessoas difíceis, uma discussão mal interpretada na internet pode afetar negativamente seu negócio, enquanto uma resposta educada e uma boa resolução de problemas pode atrair diversos clientes!

 

Formalização:

Uma das decisões que vêm quando você está montando um negócio é se você deve ou não formalizar a sua empresa.

Atualmente no Brasil, a opção de Microempreendedor Individual (MEI) é uma excelente opção para começar o seu negócio, os impostos e taxas são pequenos e você pode emitir tranquilamente suas notas fiscais, além de ter um negócio regularizado e algumas opções para CNPJ no mercado, como celulares e linhas de internet empresariais e descontos na compra de um automóvel de serviço.

É importante ter muita atenção para a formalização do seu negócio, pois além de te manter em conformidade com as leis, você ainda pode colher alguns benefícios.

Caso decida por ir por um caminho formal, escolha um contador de sua confiança para te orientar sobre o processo e te manter a par das suas obrigações e das vantagens que você pode usufruir como MEI.

 

Considerações finais:

Para concluir, um negócio de sucesso é feito de um conjunto de fatores e estudar sobre o assunto nunca é demais.

Lembrem-se um serviço de qualidade, um atendimento diferenciado e uma apresentação bonita são fatores que trazem e mantém clientes. Por isso, não esqueça de nenhum desses pontos e mantenham-se ligadas no nosso blog para mais dicas sobre costura e como empreender com sua atividade favorita!

 

Até a próxima.

 

Janome, Apaixone-se.

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo os formatos de arquivos de bordado Janome

As máquinas de bordar podem bordar apenas arquivos em formato de bordado. Para bordar um arquivo externo na sua máquina de bordar Janome é preciso ter o arquivo na correta extensão de bordado que a máquina lê. Existem alguns tipos de extensão de arquivos de bordados da Janome: *.JAN *.Jan  é o formato principal criado pelo software de criação de bordados Digitizer MBX V4.5 e versões anteriores. Ao criar um bordado usando o software Digitizer MBX V4.5 ou anterior, o arquivo editável será salvo no formato *.Jan. Este formato é composto de: dados das partes do bordado, cores de linha programadas, preenchimentos, densidade de pontos e dimensões. *.EMB *.Emb  é o formato principal criado pelo software de criação de bordados Digitizer MBX V5 e posteriores. Ao criar um bordado usando o software Digitizer MBX V5 ou posterior, o arquivo editável será salvo no formato *.Emb. Este tipo de arquivo possui as características originais de criação e permite redimensionar e alterar sem deformação e com...

Acabamentos de costura (Revel, Debrum, viés): veja o passo a passo

Na hora de costurar algo, muitas vezes as bordas dos tecidos não são unidas, para uni-las precisamos fazer o acabamento. Existem diversas formas de fazer um acabamento bonito, e dessa vez separamos três técnicas especiais para vocês, o revel, debrum e viés. Revel: Esta é uma técnica simples, que utiliza um espelho do contorno da peça, utilizando o mesmo tecido. Para fazê-lo, basta traçar o contorno da cava ou decote no carbono, e depois recortar o tecido. O revel não é muito longo, então 5 a 6 cms de pano serão o suficiente. Em seguida, alinhe o tecido e faça a costura, use pontos pequenos ao costurar as pontas. Em seguida faça piques com a tesoura nas áreas arredondadas e passe a costura com o revel aberto e depois fechado, deixando-as levemente para o lado do revel, para que fiquem invisíveis quando estiver usando a roupa. Agora basta dobrar o revel e estará pronta. Se quiser dar um toque de decoração, você ainda pode costurar uma renda na borda do revel e dar um toque especial à pe...

Como transferir por pendrive um bordado para a sua máquina de bordar Janome MB-4 e MB-7

Para você que tem uma máquina de bordar Janome modelo MB-4 e MB-7 e não sabe como transferir um arquivo de bordado, confira as instruções abaixo.  Prefira utilizar um pen drive de 2GB ou 4GB, assim a máquina fará a leitura mais rapidamente para acessar o bordado. Não armazene muitos bordados no pen drive, pois a leitura da máquina ficará lenta. Deixe no pen drive apenas os bordados que estiver utilizando no momento. Os caracteres a seguir podem ser utilizados em nomes de arquivos: A – Z, a – z, 0 – 9, ! # $ % & ‘ ( ) = { } + _ – ^@ [ ], porém o nome do arquivo não pode conter palavras acentuadas por exemplo:  Aceito:  #Sao Paulo~ Não aceito:  São Paulo A máquina aceita arquivos com até 10 caracteres  As máquinas de bordado Janome MB-4 e MB-7 consegue ler tipos de bordados: JEF. e DST. Clique neste link e faça o download de um bordado para fazer o teste: Bordado Janome em formato JEF O arquivo está compactado em formato ZIP. Localize o arquivo no seu computador e abra para extrair o...

Instalando o Software Embroidery Editor

Nesse vídeo vocês aprenderão como instalar corretamente o software de edição de bordado Embroidery Editor. Esse programa acompanha os modelos de máquinas de bordado Janome MC500E e MC550E. Com ele você poderá fazer edições básicas e transferir o bordado do computador diretamente para máquina usando o cabo de transferência. Veja o passo-a-passo do vídeo para instalar corretamente e poder utilizar todas suas funções! Qualquer dúvida entre em contato em com nosso SAC pelo whatsapp (11) 3092-1108 (mensagens somente),  telefone (11) 3675-6754 ou e-mail sac@janome.com.br Janome, Apaixone-se! ❤

Pregando botão e costurando caseado 2008S Janome - Novo Vídeo

Venha aprender a como pregar botões e costurar caseado na sua máquina de costura mecânica Janome 2008S de uma forma prática e rápida para você arrasar nos seus projetos do dia a dia no seu cantinho da costura!  Link dos produtos  Calcador de pregar botão 5mm https://www.janome.com.br/calcador-para-pregar-botao-200131007 Calcador de pregar botão 7mm https://www.janome.com.br/calcador-t-para-pregar-botao-200136002 Calcador de pregar botão 9mm https://www.janome.com.br/calcador-t-para-pregar-botao-859811008 Máquina de costura 2008S https://www.janome.com.br/2008s-maquina-de-costura-14-pontos Ficou com dúvida? Estamos à disposição em nosso SAC pelo WhatsApp (11) 3092-1102 (somente mensagens), e também pelo e-mail sac@janome.com.br Janome, Apaixone-se!  💖

Agulha dupla, como ajustar o ponto na sua máquina eletrônica Janome?

A agulha dupla pode ser tudo o que você precisa para criar efeitos incríveis no seu projeto!  Nesse vídeo trouxemos uma dica rápida para ajustar o ponto da máquina de costura eletrônica da Janome para usar a agulha dupla. Alguns modelos de máquina eletrônica possuem o modo de ajuste do ponto para esse tipo de costura e em outros modelos os pontos são ajustados manualmente. Sempre consulte o manual da sua máquina para mais informações. Agulha dupla centralizada 2mm tamanho 11/75 – 820828008 Agulha dupla centralizada 2mm tamanho 11/75 – 820828008 Agulha dupla centralizada 2mm tamanho 14/90 – 607404007 Agulha dupla centralizada 2mm tamanho 14/90 – 607404007   Quer conhecer um pouco mais do aparelho circular? Janome, apaixone-se!

Comparativo 3112 Série e 2008S - Conheça as diferenças

Vamos colocar aqui um comparativo básico das máquinas para ficar muito mais fácil para você escolher a sua máquina Janome. As máquinas Janome modelo 3112 Série e 2008S são máquinas mecânicas ideais para costura do dia a dia e para quem quer entrar no mundo da costura do quilting e patchwork. Modelo: 3112 Série 2008S Tipos de pontos 12 14 Letra costurada Não Não Tipo da Máquina Mecânica Mecânica Moldura do Painel Não Não Largura do ponto 5 mm 5 mm Controle de velocidade sem uso pedal Não Não Corte de linha lateral integrado Não Sim Botão de corte de linha automático Não Não Seletor de pressão do calcador Não Não Botão Start / Stop Não Não Botão Posicionador de Agulha (parada da agulha no tecido) Não Não Botão de Arremate Automático Não Não Botão de Retrocesso Automático Não Não Função de espelhar Não Não Função de ajuste para agulha dupla Não Não Enfiador de linha na agulha Não Sim Braço livre (costuras tubulares) Sim Sim Seletor de tensão da linha Sim Sim Ajuste da largura do ponto Não...

Como colocar a caixa da bobina da sua Janome 525 Sew mini

Como colocar a caixa da bobina na sua máquina de costura 525  Sew mini Retorne a caixa da bobina para a posição original conforme imagens 1, 2 e 3. Para encaixar a chapa da agulha levante o calcador e encaixe a chapa da agulha e fixe com o parafuso conforme imagem 4, 5 e 6.

Passagem de linha Overlock / ultralock 7933D Janome - Novo Vídeo

No vídeo de hoje, te mostramos o passo a passo prático para fazer a passagem de linha na sua máquina overlock/ultralock Janome 7933D. Aprenda de forma simples e rápida para costurar com mais eficiência e praticidade! Link do produto 7933D – Máquina Overlock e Ultralock https://www.janome.com.br/7933d-maquina-overlock-e-ultralock Ficou com dúvida? Estamos à disposição em nosso SAC pelo WhatsApp (11) 3092-1102 (somente mensagens), e também pelo e-mail sac@janome.com.br Janome, Apaixone-se!  💖

Ponto frufru - Aprenda a fazer o ponto frufru com a sua máquina Janome 8002D!

Ponto frufru – Aprenda a fazer o ponto frufru com a sua máquina Janome 8002D! 1º Abaixe a faca superior da máquina conforme o vídeo. 2º Pressione o botão de ajuste da faca inferior enquanto posiciona o botão de ajuste da chapa da agulha para a posição R 3º Volte a faca superior para a posição inicial 4º Posicione o botão de regulagem do comprimento do ponto para a posição R Utilize apenas a agulha da direita, não ha necessidade de alteração na tensão das linhas. Qualquer dúvida entre em contato em com nosso SAC pelo WhatsApp (11) 3092-1108 (mensagens somente),  telefone (11) 3675-6754 ou e-mail sac@janome.com.br Janome, Apaixone-se! ❤