Pular para o conteúdo principal

3 Dicas para alavancar seu negócio de bordados

Está começando seu negócio de bordados e não sabe como prosseguir? Não tem problema, fica aqui com a gente que iremos te dar 3 dicas que podem te ajudar a dar o primeiro ponto!

Aqui no blog existem vários artigos recheados de dicas de onde vender, como utilizar redes sociais e plataformas online de vendas, por isso, antes de começarmos o texto, nossa dica “0,5” é dar uma lida nos nossos artigos e entender um pouco mais sobre como empreender com costura.

Dessa vez, nós separamos 03 dicas novas para você que quer empreender com bordados, porém, se a tua área é outra, continua aqui com a gente que você pode aplicar essas dicas em outros setores, vamos lá?

 

01 – Bordar, bordar e bordar.

Pra começar um negócio é preciso estar bem familiarizado com o serviço e produzindo-o com um bom padrão de qualidade e eficiência, por isso, antes de abrir sua lojinha oficialmente, comece fazendo muitas e muitas peças para família e amigos, encarne o espírito do papai Noel, mesmo que seja junho e distribua seus testes de aprendizado como presentes.

O propósito aqui é um pouco maior do que simplesmente praticar. Distribuindo presentinhos que você fez, as pessoas irão conhecer um pouco do seu serviço, e muitas podem divulgar o presentinho nas redes sociais, gerando uma boa mídia espontânea.

Dessa forma, você pode transformar sua prática em um primeiro investimento de publicidade.

Nenhum negócio vai para frente se não for conhecido e um dos meios mais fáceis é fazer-se conhecido entre família e amigos; e nada melhor do que fazer isso enquanto você aprimora suas habilidades.

Outro ponto positivo dessa estratégia é a criação de um portfólio de serviços.

Conforme você vai produzindo as peças de teste e presentes de prática, você pode fotografar os diferentes tipos de serviço e criar um pequeno portfólio para quando efetivamente entrar no mercado.

A ideia é aproveitar ao máximo o tempo de preparação e não desperdiçar nada!

 

02 – Organização.

Organização não é apenas ter um local de trabalho arrumado, organização é ter todos os aspectos do seu serviço em ordem, então vamos separar alguns pontos cruciais.

  • Ambiente –Tenha seus materiais e equipamentos facilmente disponíveis, limpos e em ordem. Um ateliê bagunçado passa uma péssima impressão para aqueles que eventualmente irão ver o local, enquanto um local bonito e organizado pode ser o suficiente para convencer o cliente de que o seu serviço é diferenciado.
  • Pedidos – Não existe coisa mais chata do que pedir um serviço e receber tudo atrasado, e se você não se atentar ao volume de pedidos, prazos e tipos de serviço, vai acabar se enrolando e isso pode lhe custar bons clientes. Por isso, comece de vagar e vá entendendo o seu ritmo e seus prazos para não deixar nenhum cliente insatisfeito e com uma má impressão do seu negócio. Crie uma agenda de serviços e respeite-a rigorosamente, não tente morder mais do que você consegue entregar, isso pode lhe render alguns reais a mais de começo, mas vai comprometer a imagem do seu negócio.
  • Finanças – Um dos motivos de diversas empresas pequenas quebrarem no Brasil é a desorganização financeira, por isso, aprenda como fazer o balanço de caixa, calcular os gastos fixos e variáveis; sua margem de lucro, faturamento e os investimentos necessários. Nunca mexa no dinheiro em caixa antes de fechar o mês adequadamente, organização financeira pode facilitar em muito a sua vida e o funcionamento do seu negócio.

03 – Clientes fixos e esporádicos.

Um negócio revolve ao redor de seus clientes e um proprietário deve saber quais os tipos de cliente que utilizam seus serviços, e existem dois tipos de clientes que você irá ter conforme os negócios andam, os fixos e os esporádicos.

  • Clientes Esporádicos – São aqueles que irão pedir um serviço momentâneo, eles podem até ser “regulares” no que tange ir até você quando precisarem do seu tipo de serviço, mas são inconstantes e devem ser contados como um ponto extra. Claro, isso não significa menosprezar ou tratar esses clientes de maneira diferente dos fixos, mas sim saber a ordem de prioridade que esses serviços terão no seu negócio e passar ao cliente um preço e prazo realistas para as entregas. Tratar bem todos os clientes é o que os mantém vindo até você, não menospreze nem o mais simples deles.
  • Clientes Fixos – A medida que o seu negócio avança você terá a oportunidade de fazer alguns serviços com contratos fixos por um certo período de tempo e eventualmente esses podem ser o alicerce financeiro do seu negócio. Com esse tipo de cliente é essencial entender qual a demanda e qual sua capacidade de atende-la, uma vez que quebras de contratos podem custar caro, novamente, não tente morder mais do que você consegue. Outro ponto de atenção aqui é saber ler atentamente os contratos e quais as condições, se houver dúvidas, não hesite em contratar uma consultoria de um advogado para te auxiliar a entender o que o contrato propõe.

 

Conclusões:

Começar um negócio é um grande desafio, mas é possível, tudo que você precisa é disposição e humildade para aprender o que te falta e disposição para se colocar no mercado.

Esperamos que vocês tenham muito sucesso com suas Janome e que nossas dicas possam contribuir com seu sucesso!

 

Janome, apaixone-se.

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo os formatos de arquivos de bordado Janome

As máquinas de bordar podem bordar apenas arquivos em formato de bordado. Para bordar um arquivo externo na sua máquina de bordar Janome é preciso ter o arquivo na correta extensão de bordado que a máquina lê. Existem alguns tipos de extensão de arquivos de bordados da Janome: *.JAN *.Jan  é o formato principal criado pelo software de criação de bordados Digitizer MBX V4.5 e versões anteriores. Ao criar um bordado usando o software Digitizer MBX V4.5 ou anterior, o arquivo editável será salvo no formato *.Jan. Este formato é composto de: dados das partes do bordado, cores de linha programadas, preenchimentos, densidade de pontos e dimensões. *.EMB *.Emb  é o formato principal criado pelo software de criação de bordados Digitizer MBX V5 e posteriores. Ao criar um bordado usando o software Digitizer MBX V5 ou posterior, o arquivo editável será salvo no formato *.Emb. Este tipo de arquivo possui as características originais de criação e permite redimensionar e alterar sem deformação e com...

Acabamentos de costura (Revel, Debrum, viés): veja o passo a passo

Na hora de costurar algo, muitas vezes as bordas dos tecidos não são unidas, para uni-las precisamos fazer o acabamento. Existem diversas formas de fazer um acabamento bonito, e dessa vez separamos três técnicas especiais para vocês, o revel, debrum e viés. Revel: Esta é uma técnica simples, que utiliza um espelho do contorno da peça, utilizando o mesmo tecido. Para fazê-lo, basta traçar o contorno da cava ou decote no carbono, e depois recortar o tecido. O revel não é muito longo, então 5 a 6 cms de pano serão o suficiente. Em seguida, alinhe o tecido e faça a costura, use pontos pequenos ao costurar as pontas. Em seguida faça piques com a tesoura nas áreas arredondadas e passe a costura com o revel aberto e depois fechado, deixando-as levemente para o lado do revel, para que fiquem invisíveis quando estiver usando a roupa. Agora basta dobrar o revel e estará pronta. Se quiser dar um toque de decoração, você ainda pode costurar uma renda na borda do revel e dar um toque especial à pe...

Como transferir por pendrive um bordado para a sua máquina de bordar Janome MB-4 e MB-7

Para você que tem uma máquina de bordar Janome modelo MB-4 e MB-7 e não sabe como transferir um arquivo de bordado, confira as instruções abaixo.  Prefira utilizar um pen drive de 2GB ou 4GB, assim a máquina fará a leitura mais rapidamente para acessar o bordado. Não armazene muitos bordados no pen drive, pois a leitura da máquina ficará lenta. Deixe no pen drive apenas os bordados que estiver utilizando no momento. Os caracteres a seguir podem ser utilizados em nomes de arquivos: A – Z, a – z, 0 – 9, ! # $ % & ‘ ( ) = { } + _ – ^@ [ ], porém o nome do arquivo não pode conter palavras acentuadas por exemplo:  Aceito:  #Sao Paulo~ Não aceito:  São Paulo A máquina aceita arquivos com até 10 caracteres  As máquinas de bordado Janome MB-4 e MB-7 consegue ler tipos de bordados: JEF. e DST. Clique neste link e faça o download de um bordado para fazer o teste: Bordado Janome em formato JEF O arquivo está compactado em formato ZIP. Localize o arquivo no seu computador e abra para extrair o...

Instalando o Software Embroidery Editor

Nesse vídeo vocês aprenderão como instalar corretamente o software de edição de bordado Embroidery Editor. Esse programa acompanha os modelos de máquinas de bordado Janome MC500E e MC550E. Com ele você poderá fazer edições básicas e transferir o bordado do computador diretamente para máquina usando o cabo de transferência. Veja o passo-a-passo do vídeo para instalar corretamente e poder utilizar todas suas funções! Qualquer dúvida entre em contato em com nosso SAC pelo whatsapp (11) 3092-1108 (mensagens somente),  telefone (11) 3675-6754 ou e-mail sac@janome.com.br Janome, Apaixone-se! ❤

Pregando botão e costurando caseado 2008S Janome - Novo Vídeo

Venha aprender a como pregar botões e costurar caseado na sua máquina de costura mecânica Janome 2008S de uma forma prática e rápida para você arrasar nos seus projetos do dia a dia no seu cantinho da costura!  Link dos produtos  Calcador de pregar botão 5mm https://www.janome.com.br/calcador-para-pregar-botao-200131007 Calcador de pregar botão 7mm https://www.janome.com.br/calcador-t-para-pregar-botao-200136002 Calcador de pregar botão 9mm https://www.janome.com.br/calcador-t-para-pregar-botao-859811008 Máquina de costura 2008S https://www.janome.com.br/2008s-maquina-de-costura-14-pontos Ficou com dúvida? Estamos à disposição em nosso SAC pelo WhatsApp (11) 3092-1102 (somente mensagens), e também pelo e-mail sac@janome.com.br Janome, Apaixone-se!  💖

Agulha dupla, como ajustar o ponto na sua máquina eletrônica Janome?

A agulha dupla pode ser tudo o que você precisa para criar efeitos incríveis no seu projeto!  Nesse vídeo trouxemos uma dica rápida para ajustar o ponto da máquina de costura eletrônica da Janome para usar a agulha dupla. Alguns modelos de máquina eletrônica possuem o modo de ajuste do ponto para esse tipo de costura e em outros modelos os pontos são ajustados manualmente. Sempre consulte o manual da sua máquina para mais informações. Agulha dupla centralizada 2mm tamanho 11/75 – 820828008 Agulha dupla centralizada 2mm tamanho 11/75 – 820828008 Agulha dupla centralizada 2mm tamanho 14/90 – 607404007 Agulha dupla centralizada 2mm tamanho 14/90 – 607404007   Quer conhecer um pouco mais do aparelho circular? Janome, apaixone-se!

Comparativo 3112 Série e 2008S - Conheça as diferenças

Vamos colocar aqui um comparativo básico das máquinas para ficar muito mais fácil para você escolher a sua máquina Janome. As máquinas Janome modelo 3112 Série e 2008S são máquinas mecânicas ideais para costura do dia a dia e para quem quer entrar no mundo da costura do quilting e patchwork. Modelo: 3112 Série 2008S Tipos de pontos 12 14 Letra costurada Não Não Tipo da Máquina Mecânica Mecânica Moldura do Painel Não Não Largura do ponto 5 mm 5 mm Controle de velocidade sem uso pedal Não Não Corte de linha lateral integrado Não Sim Botão de corte de linha automático Não Não Seletor de pressão do calcador Não Não Botão Start / Stop Não Não Botão Posicionador de Agulha (parada da agulha no tecido) Não Não Botão de Arremate Automático Não Não Botão de Retrocesso Automático Não Não Função de espelhar Não Não Função de ajuste para agulha dupla Não Não Enfiador de linha na agulha Não Sim Braço livre (costuras tubulares) Sim Sim Seletor de tensão da linha Sim Sim Ajuste da largura do ponto Não...

Como colocar a caixa da bobina da sua Janome 525 Sew mini

Como colocar a caixa da bobina na sua máquina de costura 525  Sew mini Retorne a caixa da bobina para a posição original conforme imagens 1, 2 e 3. Para encaixar a chapa da agulha levante o calcador e encaixe a chapa da agulha e fixe com o parafuso conforme imagem 4, 5 e 6.

Passagem de linha Overlock / ultralock 7933D Janome - Novo Vídeo

No vídeo de hoje, te mostramos o passo a passo prático para fazer a passagem de linha na sua máquina overlock/ultralock Janome 7933D. Aprenda de forma simples e rápida para costurar com mais eficiência e praticidade! Link do produto 7933D – Máquina Overlock e Ultralock https://www.janome.com.br/7933d-maquina-overlock-e-ultralock Ficou com dúvida? Estamos à disposição em nosso SAC pelo WhatsApp (11) 3092-1102 (somente mensagens), e também pelo e-mail sac@janome.com.br Janome, Apaixone-se!  💖

Ponto frufru - Aprenda a fazer o ponto frufru com a sua máquina Janome 8002D!

Ponto frufru – Aprenda a fazer o ponto frufru com a sua máquina Janome 8002D! 1º Abaixe a faca superior da máquina conforme o vídeo. 2º Pressione o botão de ajuste da faca inferior enquanto posiciona o botão de ajuste da chapa da agulha para a posição R 3º Volte a faca superior para a posição inicial 4º Posicione o botão de regulagem do comprimento do ponto para a posição R Utilize apenas a agulha da direita, não ha necessidade de alteração na tensão das linhas. Qualquer dúvida entre em contato em com nosso SAC pelo WhatsApp (11) 3092-1108 (mensagens somente),  telefone (11) 3675-6754 ou e-mail sac@janome.com.br Janome, Apaixone-se! ❤